quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Frozen ganha força em São Paulo com a abertura de novas redes Publicidade

17/02/2010 - 11h15 Frozen ganha força em São Paulo com a abertura de novas redes Publicidade

LUIZA FECAROTTAda Folha de S.Paulo Folha Imagem



Frozen iogurte (foto) da Yogurberry, rede oriental que abriu sua primeira unidade em SP
Todos os dias, Genilson levanta às 4h20. Às 6h, já está a postos numa pequena sala da cozinha central da rede America, que abastece as 14 unidades de São Paulo. Até as 15h48, "em ponto", diz, sua missão (solitária) é a mesma, há três anos: preparar e envasar uma calda, que sai diariamente dali e, nos restaurantes, vira o frozen iogurte, carro-chefe da marca. Leite integral, leite em pó, iogurte e açúcar são a base da receita secreta lançada na abertura da rede, em 1985, que hoje vende cerca de 35.600 porções por mês --número que sobe entre janeiro e março, quando todo ano lança um festival com novas coberturas e confeitos. Neste verão, no entanto, a concorrência aumentou. Desde o fim de 2008, São Paulo ganhou pelo menos cinco lojas especializadas no gelado --duas delas já abriram filiais. A demanda acompanha a onda, com a crescente busca por produtos leves e menos calóricos. Menos gordura Vem da Coreia do Sul um pó que contém leite desidratado, frutose e lactobacilos, e que serve de base no preparo do frozen iogurte da Yogurberry, rede oriental que abriu sua primeira unidade nos Jardins. Somente na loja o pó é misturado manualmente ao leite desnatado e à água. A calda obtida daí, com consistência fina, passa por um processo de refrigeração, em uma máquina, e alcança a cremosidade típica dos frozen, que prometem combinar baixo teor de gordura e poucas calorias.


Na recém-inaugurada Tutti Frutti, rede que veio da Califórnia (EUA) e está presente em 14 países, as promessas se repetem: baixa caloria e 0% de gordura. Uma tabela à mostra exibe informações nutricionais. Com sistema self-service dinâmico, no qual o cliente retira o sorvete das próprias máquinas, a loja chega a receber 2.000 pessoas aos domingos. Oferece opções que combinam iogurte com concentrado de frutas, sem corante. Segundo o grupo, "é um produto que vicia porque traz toques cítricos, doces e azedos". Do Rio de Janeiro veio a Yoggi, que tem menos de um ano e mais de dez unidades no país. Na loja, uma máquina permite que o consumidor crie seu "blend" ao misturar o frozen iogurte com outros ingredientes selecionados a gosto. Mais gordura "A cremosidade tem a ver com o equilíbrio de gordura", diz Glaucia Lippel, gerente de desenvolvimento de produtos da rede America. Para obter uma consistência cremosa em um sorvete, que tem mais gordura, é preciso alcançar a temperatura de - 18ºC; o frozen exige menos frio, cerca de - 4ºC. "Se diminuirmos a temperatura, o frozen vira cristal de gelo e perde a textura." Ela chama a atenção dos consumidores que quiserem levar o produto para viagem: "Em casa, a gente armazena o sorvete no freezer, que é bem mais gelado. Perde a consistência "soft'", diz.

Na carioca Mil Frutas, com lojas também em São Paulo, o sabor de iogurte tem textura entre o sorvete de massa e o sorbet (este, à base de água e açúcar). É feito com iogurte de produção própria e com clara, para dar a consistência. Em seguida, é misturado com calda de frutas. "É totalmente natural, não uso nada de pó. Não adianta fazer uma coisa artificial, que abre uma loja em cada esquina", diz a proprietária da sorveteria, Renata Saboia. Ainda assim, se comparado a um sorvete de massa, seu produto tem menor teor de gordura. "Não usamos a gema do ovo no preparo, só a clara, que não tem gordura." Alexandre Scabin, neto de um sorveteiro italiano, usa creme de leite como principal fonte de gordura dos gelatos da Stuzzi. O mesmo ingrediente é adotado na Vipiteno, sorveteria do chef Laurent Suaudeau. Sua principal diferença, no entanto, é a utilização do iogurte desidratado, que vem de uma fábrica da Itália, que a sócia Gleusa Ferreira acabou de visitar. Ela anuncia uma novidade que deve chegar em breve na Vipiteno: sorvete de iogurte natural, de produção própria, com limão-siciliano.


10 lugares para saborear

Americaav. Nove de Julho, 5.363, Jardim Paulista, tel. 0/xx/11/3708-3620

Comedoria Sesc Pinheirosr. Paes Leme, 195, Pinheiros, tel. 0/xx/11/3095-9400

Mil Frutas - Shopping Iguatemiav. Brig. Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano, tel. 0/xx/11/3034-5879

Stuzzir. Paulistânia, 450, Sumarezinho, tel. 0/xx/11/3816-0279

Tutti Frutti - Morumbi Shoppingav. Roque Petroni Jr., 1.089, Vila Gertrudes, tel. 0/xx/11/5189-6697

Vipitenor. Manuel Guedes, 85, Jardim Europa, tel. 0/xx/11/3476-1881

Yogen Früz - Shopping Pátio Paulistar. Treze de Maio, 1.947, loja 424, Bela Vista, tel. 0/xx/11/3262-3199

Yoggir. Gomes de Carvalho, 1.178, Vila Olímpia, tel. 0/xx/11/7747-4314

Yogoberry - Shopping Pátio Higienópolisav. Higienópolis, 618, Higienópolis, tel. 0/xx/11/3823-2390

Yogurberryal. Lorena, 1.426, lj. 2, Jardim Paulista, tel. 0/xx/11/2645-8449